Bem vindos, alunos e demais visitantes!

Este blog foi criado para dar apoio a nossas atividades acadêmicas na disciplina de Leitura e Produção de Texto. Aqui você vai encontrar nosso Programa de Ensino e Aprendizagem com um cronograma de todas as nossas aulas, instruções para elaboração de trabalhos e material de apoio de aulas. Além disso, conto com a ajuda de todos vocês para transformar esta página em uma extensão virtual da sala de aula, compartilhando nossas reflexões, produções e aprendizado.

Bons estudos!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Resenha: "A divina comédia"



O texto que escolhi para elaboração desta resenha foi “A Divina Comédia” do autor italiano Dante Alighieri.
A obra foi escrita entre 1310 e 1321, ou seja, nos últimos dez anos de vida do autor. Dante encontrava-se exilado de sua terra natal (Florença) devido à alguns desentendimentos políticos, que jamais permitiram que retornasse à sua terra.
A obra foi escrita em versos, entretanto, a versão que escolhi está em prosa, lançada pela editora L&PM Pocket, e, ainda assim, apresenta-se uma leitura complexa.

Em resumo, o autor retrata a si próprio em peregrinação em três diferentes níveis da vida pós-morte (inferno, purgatório e céu), na visão católica. É guiado pelo poeta da antiguidade Virgílio, a pedido de Beatriz, figura que Dante conheceu ainda criança e guardou como ideal de pureza.

Figura 1: A obra La Divina Commedia di Dante
de Domenico di Michelino, data de 1465
e retrata Dante Alighieri segurando uma
cópia da Divina Comédia (1307-1308)

Assim, em sua passagem através dos círculos do inferno, do purgatório e do céu, Dante encontra diversas figuras que conheceu durante sua vida; poetas, pensadores, religiosos, reis, rainhas e até personagens de poemas épicos e da mitologia da antiguidade.

A obra é um clássico da Idade Média/Renascimento, pode-se pensar na obra como um livro de poemas, como um guia com discursos sobre a moralidade, com críticas à sociedade e ao clero da época ou, ainda, como uma enciclopédia sobre a antiguidade e Idade Média – isto, claro, interessando-se o leitor em manter pesquisas paralelas à leitura.

Como dito inicialmente, esta resenha foi feita a partir do livro adaptado para forma de prosa, para facilitar o entendimento. Contudo, ainda assim é uma leitura complexa, ao menos para este que vos escreve, fazendo-se necessário consultar inúmeras fontes externas para alcançar um entendimento acerca de certos contextos abordados e mesmo algumas figuras históricas, religiosas e até mitológicas, como mencionado alhures.
Por fim, trata-se de uma leitura obrigatória para aqueles que buscam referências para estudos acadêmicos, ideias ou para aqueles que apenas buscam entretenimento de qualidade e, acima de tudo, para aqueles que buscam cultura.

Referência Bibliográfica
ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia/La Divina Commedia; 1310-1321. Tradução de Fábio M. Alberti – Porto Alegre. Coleção L&PM Pocket, Editora – 2004)

Imagens:
Figura 1: La Divina Commedia di Dante de Domenico di Michelino
Disponível em: http://oficina-literaria.blogspot.com.br/2010/01/vida-infernal-de-dante.html

P.S.: Quem se interessou pela obra pode obtê-la no site: http://www.stelle.com.br/index.html. O site ainda oferece várias notas explicativas que auxiliam - em muito - o entendimento da obra, além de trazer ilustrações.

P.P.S.: Para aqueles que gostam de games (como eu), pode fazer um tour pelos círculos do inferno no jogo “Dante’s Inferno”. Para os que possuem Xbox 360 o jogo original (Download) sai por R$ 39,00, através da Xbox Live.


Nenhum comentário:

Postar um comentário