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terça-feira, 24 de abril de 2012

Campanha "Pepsi Pode ser" - 2011



Analisando a propaganda de TV da campanha “Pepsi Pode Ser”, percebemos uma linguagem verbal mais informal, despojada; uma paisagem sonora construída com sons ambientes e música, imagens rápidas e dinâmicas de fácil entendimento em sequência, a fim de criar uma história.

Na linguagem verbal percebemos que o narrador é como um amigo dando uma dica para o outro, dizendo que a utra opção também pode ser boa, pode valer a pena. O que o texto da propaganda nos mostra é que, mesmo nas piores situações, a segunda opção pode acabar se transformando em algo bom. Aquela situação crítica, impensável, pode se tornar algo favorável e até muito bom.

Na linguagem visual a propaganda explicita bem o texto, pois mostra as situações ruins, como assento do meio no avião, chuva torrencial, falta de quartos no hotel, e suas consequências favoráveis, as duas loiras sentadas nos assentos laterais do avião, depois pedindo para dividir o táxi, o quarto de hotel e, por fim, a banheira com o personagem principal.


Na linguagem sonora temos a presença de sons ambientes, efeitos sonoros, a fim de transportar o telespectador para a situação do personagem, para fazer com que o telespectador se identifique com as cenas, como o barulho da chuva e o som do avião. A música entra na propaganda quando o rapaz, personagem principal, consegue convencer as moças a aderirem à proposta dele. Durante toda a propaganda é o rapaz quem adere às segundas opções e, nessas situações, temos os efeitos sonoros, mas no fim da propaganda é ele quem convence as garotas, então temos uma música clássica, como forma de expressar  triunfo do personagem sobre as situações expostas.

Notamos que a linguagem verbal e a linguagem visual contrastam bastante, porque na verbal temos os personagens indicando algo ruim, mas que se torna bom quando a imagem mostra a opção, como um assento no meio costuma ser ruim, mas entre duas mulheres bonitas se torna bom.

Implicitamente, a propaganda mostra que a Pepsi é sempre a segunda opção, porque geralmente as pessoas preferem Coca-Cola. 

O público-alvo da propaganda é o consumidor de refrigerante, jovem, com senso de humor. A resposta esperada é que o público troque a Coca-Cola pela Pepsi e perceba que ela pode ser uma boa ou até a melhor opção.

Assista ao vídeo da campanha:


Grupo:
Aline Fernandes
Francelmo Soares
Kátia Vaz
Wellington Paulino

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